Esse semana, precisei renovar e transferir de município minha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Primeiro, foi necessário ver a data da minha 1ª habilitação.  Quem tirou antes de 22/11/1999 e não fez a prova de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, deverá fazer. No meu caso, não foi necessário porque é de 2002.

Optei por eu mesmo renovar a minha habilitação sem intermédio de despachante ou auto-escola, o que iria me custar a mais algo em torno de R$ 100,00.

Fui a uma clínica credenciada pelo Detran-SP e fiz o exame médico (R$ 54,20). Saí de lá com um formulário já preenchido para ser entregue ao Detran.

Providenciei:

- 1 foto colorida 3×4 recente;

- original e cópia do RG (no meu já tem o nro do CPF e por isso não foi necessário a cópia desse documento);

- original e cópia da habilitação;

- original e cópia de um comprovante de residência recente.

No Detran, tive que pagar uma taxa de R$ 81,28 no Banco Nossa Caixa, que fica lá dentro. Como eu não tinha o dinheiro e não sou correntista deles, tive que ir ao meu banco sacar o dinheiro.

Lembrando que a taxa é para quem vai transferir de município. No meu caso foi renovação e transferência (valor único).

Fui ao 1 º andar e dei entrada na documentação. Fui bem atendido pelos funcionários.

O prazo para emissão da minha habilitação ficar pronta é de 4 dias úteis.

Dica

Fui às 16:30 e a fila tinha 2 pessoas na minha frente.

O Detran-SP que fui fica na Av. do Estado, 900 – próximo ao metrô Armênia.

Horário de funcionamento: das 8:00 às 17:00.

Mais informações:

http://www.detran.sp.gov.br/detran_servicos/servicos_cnh.asp

Hoje, dia 21/05/10, sexta-feira, voltei ao Detran, 1º andar, guichê Registro Particular Divisão de Habilitação, e retirei a minha habilitação renovada! Mantenho a minha dica de ir bem tarde para pegar pouca fila ou nenhuma.

———————————————————————————————————————————————————-
—————————————————————  ATUALIZAÇÃO  —————————————————————-
———————————————————————————————————————————————————-

Data: 17/03/2011

Recebi do internauta Daniel informações atualizadas sobre RENOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DA HABILITAÇÃO (CNH).

Ele também precisou renovar e transferir sua CNH de município.

O valor do exame médico é de R$ 58,00.

Detran cobra apenas a taxa de transferência de município no valor de R$ 86,38.

Desde novembro de 2010, o Detran passou a obter a biometria dos dedos da mão, que é feito em um dia agendado no próprio Detran. Ele conseguiu fazer uma semana depois.

E a partir de hoje,  haverá mudanças na gestão do Detran de SP. Vejam mais notícias clicando no link ao lado Último Segundo.

Daniel, obrigado pela colaboração!

———————————————————————————————————————————————————-
—————————————————————  ATUALIZAÇÃO  —————————————————————-
———————————————————————————————————————————————————-

Data: 29/11/2011

Por que alterar ou atualizar o endereço no Detran?

Por dois motivos!

1º – Emissão da segunda via da CNH (ou da permissão para dirigir), por motivo de perda, furto, roubo, ou mau estado de conservação da CNH (ou da permissão para dirigir) quando o documento está no prazo de validade

É um dos pré-requisitos para emissão da segunda via da CNH, ter domicílio na cidade em que está registrada a CNH, já que um dos documentos exigidos para sua emissão é o comprovante de residência.

Para mais informações, acesse:

http://domino.sp.gov.br/ug960162.nsf/WebServCNH/?OpenView&Count=50000

2º – Notificação do processo de suspensão da CNH

Para a Divisão de Habilitação do Detran-SP, a importância em manter o endereço atualizado no cadastro do condutor é quanto ao recebimento da notificação de processo de suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Conforme determina a Portaria Detran-SP 767, de 13 de abril de 2006, o condutor notificado tem o prazo de 30 dias para apresentação da defesa, a partir do recebimento do aviso. A notificação devolvida por desatualização do endereço será considerada válida para todos os efeitos legais.

Segundo o delegado da Divisão de Habilitação, Luis Otávio Cavalcanti Soares de Araújo, o endereço que está cadastrado no prontuário do condutor é importante até para o Judiciário que se utiliza dessa informação para eventuais notificações.

comentários
  1. Eduardo Savory disse:

    Olá, qro fzr a transferencia da minha cnh, e renovação da primeira habilitação, o valor da tarifa é o msm de qnd se transfere qndo a cnh já é permanente?
    Tirei eim Mato Grosso do Sul e qro transferir para Minas Gerais.

  2. fabio disse:

    eu morava na Bahia estava tirando minha habilitação tinha feito a prova de moto mais não fiz a de carro como estava vencendo o laudo eu cancelei a der carro o que devo fazer pra receber a minha carteira der moto?

    • Everton Solon disse:

      Olá Fábio!
      Eu entendi, pelo seu depoimento, que você passou na prova prática de moto. Então te sugiro procurar a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade onde você está e solicitar a transferência da sua CNH.
      Espero ter ajudado.

  3. Marcos Paulo disse:

    No dia 16/2 fui aprovado no exame para alteração da categoria. Era B e eu pretendia D. Mas até hoje (18/3) não recebi minha CNH e a autoescola alega que o Detran não emite. Peço orientação na autoescola e eles nunca me dão a informação correta. O que eu faço ? Preciso da minha CNH para trabalhar ! Obrigado.
    Marcos

    • Everton Solon disse:

      Olá Marcos!
      Conforme site do Detran-SP, após aprovado, retorne no prazo informado à Ciretran para retirar sua CNH ou, caso tenha acordado com o CFC contratado, retire sua CNH no CFC. O condutor pode também optar por receber sua CNH no endereço cadastrado junto ao Detran-SP, desde que efetue o pagamento referente ao envio por meio dos Correios.
      Não encontrei mais informações sobre prazo ou o que fazer quando isso ocorre.
      No seu lugar, eu ligaria no Disque Detran.SP: (11) 3322-3333 para obter mais informações.
      Espero ter ajudado.

  4. CÉLIA disse:

    Linda tarde Everton.

    Adorei sua expicação…grata…ate me animei pq to sem renovação da cnh desde 2004.
    Sabe como é…fiquei enrolando tanto que p desenrolar deu trabalho…rs.
    Tb não estava dirijindo mto,so prox de casa,c receio de ser pega rs.
    Enquanto isso meu diguinissimo esposo…usou o carro que tava no meu nome…e adivinha??
    Multas ganhei p complicar minha renovação da cnh.

    Por favor > preciso renovar a cnh de 2004 e tranferir p Guarulos.
    Fui no detran de Guarulhos e eles falaram como a pontuação da carteira esta c aqueles pontos…
    Que eu tinha que ir no detran de sp…mas agora,pelo que vc escreveu,parece que ficou + facil.
    Diga se o procedimento que tenho que fazer é igualzinho ao seu…?
    Levando em consideração as multas que levei ao longo desses anos…ano passado e esse tb…?

    Grata de Coração…beijos e luz…Célia de Guarulhos.

    • Everton Solon disse:

      Olá Célia!
      De acordo com o site do DETRAN-SP, um pré-requisito para renovar sua CNH é que ela esteja em situação regular (não estar suspensa ou cassada).
      Não encontrei informações sobre restrição para você renová-la devido às multas.
      Fonte: http://www.detran.sp.gov.br/
      Espero ter ajudado!
      Um abraço.

  5. fabricio disse:

    bom dia Everton
    a minha cnh venceu,tirei em Ferraz fui transferi para são paulo e as escolas de são paulo não tão aceitando tao dizendo que todas as cartas de ferras estão bloqueadas ate ai to ciente disso,fui ate o Detran de Ferraz e me passaram o encaminhamento para o Detran de são paulo,pra mim leva endereço que eu atuo agora, comprovante de escolaridade e o endereço da habilitação que tirei na época,ai que ta não tenho o endereço.
    vou leva o endereço que moro agora tem algum problema.

  6. Marcia Souza disse:

    Bom dia Everton,
    Muito obrigado pelas suas informações , foi de grande utilidade para meu marido e eu ,porque ele tinha que fazer a tranferencia da CNH, e não tinhamos informações sobre o assunto

  7. Aleph disse:

    Opá,gostaria de tirar uma duvida!!!
    Comecei tirar minha CNH mês passado,certo?
    i só ta faltando faze o Exame de rua,mais quero transferir pra Pindamonhagaba SP.
    gostaria d saber oque eu faço e ou se tem como eu transferir…

    Valeu obrigado!

    • Everton Solon disse:

      Olá!
      Sugiro que converse com a auto-escola para transferir o processo para o município que você vai.
      Mesmo com a mudança, como você já fez o exame teórico, creio que só irá precisar fazer o prático.

  8. ednaldo pedro disse:

    Olá Everton Solon,boa tarde!
    Fico muitíssimo agradecido por vc ter me sanado todas as minhas dúvidas…
    Vou procurar o DETRAN DE SÃO PAULO,mas penso ser mais viável esperar a liberação do DENATRAN já que preenchi o REQUERIMENTO HÁ MAIS OU MENOS 30 DIAS…
    ABRAÇOSSSSSSS E SUCESSO SEMPRE
    VC MERECE
    ATENCIOSAMNETE,
    EDNALDO

  9. Josenildo palma dos santos disse:

    Olá eu tirei minha habilitação em valença, no interior da Bahia,e agora eu estou morando em limeira São Paulo. Minha permissão vence no dia 04 de agosto e não tenho previsão de ir diretamente na bahia so para pegar a CNH permanente pois isso seria muito custo.
    Gostaria de saber se e possivel pedir a transferencia de la da bahia para o detran daqui de limeira

    • Everton Solon disse:

      Olá Josenildo!
      Creio que seja possível sim transferir a sua CNH para SP. É provável que eles te peçam para preencher uma declaração que você não retirou sua CNH no CIRETRAN da BA.

  10. Luis Fernando Sulas Borges Zingra disse:

    Boa Tarde, preciso transferir minha carta de um município para outro, para fazer adição de categoria, gostaria de saber como posso proceder economizando o máximo possível.

    • Everton Solon disse:

      Olá Luis!
      Sobre a transferência, só conheço a forma como descrevi neste post. E sobre a inclusão de categoria, não conheço outra forma a não ser através de uma auto-escola. Daí o valor pode variar entre auto-escolas.

  11. Tasso Alves disse:

    Estou tentando transferir meu processo de habilitação de um municipio para outro mais o DETRAN do municipio atual, não ta querendo aceitar pq a data de trafego foi realizada no dia da lesgilação. Isso tem algum problema q eles não possam mudar? sendo q minha habilitação foi feita em comissão.

  12. ednaldo pedro disse:

    Olá Everton Solon,boa noite.
    Gostaria,se possível,que vc me sanasse algumas dúvidas acerca da transferência da minha CNH(Carteira Nacional De Habilitação).Na ocasião,a minha primeira CNH fora tirada no município de Mauá/SP,datada em 30/10/1997,naquele ano,inclusive,modelo sem foto.Passados 5(cinco)anos,renovei-a conforme data de validade e assim sucessivamente até os dias atuais,sendo que durante estes anos,como morei um tempo no estado do Nordeste/Alagoas,optei em transferir tal prontuário de SP para lá.
    acontece que, embora esteja morando em SP,resolvi deixar o prontuário de Alagoas.Até porque,como sempre passei férias naquele estado,não seria inviável renová-la por lá mesmo!
    O proplema é que,este ano/2012,ao viajar em férias para aquele estado(alagoas),aproveitei para iniciar o processo de renovação.Porém,ao procurar o Ciretran,o funcionário me disse que não estava conseguindo ATUALIZAR O MEU CADASTRO PARA DAR INÍCIO A REFERIDA RENOVAÇÃO PORQUE CONSTAVA A SEGUINTE OBSERVAÇÃO – ALTERAÇÃO DE PJU(PRONTUÁRIO GERAL ÚNICO)SÓ SERÁ ACATADA C/ AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DO DENATRAN. A minha pergunta é:
    O que é que eu tenho haver com isso!!!???
    Se a minha CNH já é com foto,porque é que eu não consigo renová-la…?
    No dia seguinte,fui ao Detran de Maceió/Al e me inteirei sobre a observação,que,segundo o funcionário,parecia se tratar de uma resolução do Contran/Denatran sobre as habilitações tiradas antes de 1999!E assim,me pediu para eu preencher um REQUERIMENTO QUE SERIA DIRECIONADO AO DENATRAN,SOLICITANDO A LIBERAÇÃO PARA A RENOVAÇÃO,MAS QUE NÃO TERIA DATA PARA RESPOSTA,É MOLE!!!??? Agora estou em SP,o que eu faço para renovar minha CNH e que órgão devo procurar o mais rápido possível?
    ATENCIOSAMENTE,
    EDNALDO

    • Everton Solon disse:

      Primeiro vamos enteder as siglas que vão aparecer nas explicações.

      PGU – Prontuário Geral Único
      DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito – órgão localizado em Brasília
      CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito
      BINCO – Base de Índice Nacional de Condutores
      RENACH – Registro Nacional de Condutores Habilitados
      AL – Alagoas

      Fiz um cálculo para enteder o histórico da CNH do Ednaldo.

      1997 – Emissão
      2002 – 1ª renovação
      2007 – 2ª renovação
      2008 – Resolução 276 do Contran (Suspensa pela Deliberação Contran nº 71)
      2012 – 3ª renovação

      Comentário do Ednaldo:
      “…ALTERAÇÃO DE PGU (PRONTUÁRIO GERAL ÚNICO) SÓ SERÁ ACATADA C/ AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DO DENATRAN.
      A minha pergunta é: O que é que eu tenho haver com isso!!!???”

      Minha resposta:
      Você e muitas pessoas estão tendo problema para renovar porque o CONTRAN publicou a resolução 276 que PREVIA o recadastramento dos condutores que possuem ou possuíam o PGU com o objetivo de inclui-los no RENACH.

      Esse requerimento que o DETRAN pediu para você preencher, creio que faça parte do procedimento para regularização do seu PGU no DENATRAN.
      O DETRAN de SP informa que todos os cidadãos que possuam o PGU e que desejem renovar terão sua solicitação enviada ao DENATRAN para análise e aprovação para a realização do serviço e que o DENATRAN não estabelece prazo para analisar o pedido.

      Como não encontrei mais informações na internet para te dar um atalho na renovação do seu PGU, minha sugestão é que você preencha esse requerimento no DETRAN e dê entrada no processo o mais rápido possível.
      Se desejar renovar em AL, como você está sem SP, não sei se será possível nomear um procurador para fazer isso para você.

      Te desejo sorte e espero ter sanado algumas dúvidas!
      Um abraço!

      ——————————————————————————————————————————

      o Prontuário Geral Único (PGU) é o número de registro da CNH do modelo antigo emitido entre janeiro de 1981 e setembro de 1994. Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), todos os cidadãos que possuam a PGU (modelo antigo da CNH, sem foto) e que desejem renovar, transferir ou emitir uma segunda via do documento, ou adicionar ou mudar de categoria, terão sua solicitação enviada ao órgão em Brasília para análise e aprovação para a realização do serviço.
      O DENATRAN não estabelece prazo para analisar o pedido.

      Fonte: http://www.detran.sp.gov.br/
      ——————————————————————————————————————————
      Resolução Contran
      Nº 276 , de 25.04.08, publicado em 13.05.08 (Suspensa pela Deliberação Contran nº 71.)
      Estabelece procedimentos necessários ao recadastramento dos registros de prontuários de condutores, anteriores ao Registro Nacional de Condutores Habilitados – RENACH, a serem incluídos na Base de Índice Nacional de Condutores – BINCO, e dá outras providências.

      Fonte: http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
      ——————————————————————————————————————————
      Deliberação Contran
      Nº 71, de 22.12.08
      Suspende os efeitos da Resolução nº 276, de 25 de abril de 2008, que estabelece procedimentos necessários ao recadastramento dos registros de prontuários de condutores, anteriores ao Registro Nacional de Condutores Habilitados – RENACH, a serem incluídos na Base de Índice Nacional de Condutores – BINCO, e dá outras providências.

      Fonte: http://www.denatran.gov.br/deliberacoes_contran.htm
      ——————————————————————————————————————————

  13. adriano dias disse:

    everton tudo bem me tire uma duvida,se puder!tenho que renovar minha cnh era de um municipio agora estou na capitalnao sei mais o endereço que esta cadastrada minha cnh,para renovar ela vou prescisar desse endereço?

  14. Ely disse:

    Preciso renovar e transferir minha cnh de Cotia para Carapicuiba ambas cidades da grande SP, posso fazer isso no Detran de SP ou tenho que procurar o Ciretran da cidade destino (Carapicuiba). E em relação a biometria, fora da cidade de SP ela tambem é obrigatória?

    • Everton Solon disse:

      Olá Ely!
      Conforme site do Detran-SP, por se tratar de transferência entre munícipios do mesmo estado, você pode procurar as unidades Armênia (Setor de Registro de CNH), Interlagos, Aricanduva ou o Ciretran.
      Há também como fazer essa solicitação pelo próprio site do Detran-SP (http://www.detran.sp.gov.br/), na barra lateral direita (Serviços Eletrônicos) clique em Alteração de Endereço do Condutor. Faço isso usando o Internet Explorer porque com o Firefox não dá certo.

      Espero ter ajudado.
      Um abraço!

  15. adriana disse:

    olá sera que vc pode me ajudar gostaria de saber se o detran aceita o protocolo do rg pois tirei um novo no poupatempo mais vai demorar mais de 15 dias pra ficar pronto e minha carta vai vencer dia 05/12 preciso fazer a transferencia e a renovação
    se vc puder me ajudar ficarei grata.

    • Everton Solon disse:

      Olá Adriana!

      Creio que o Detran não irá aceitar o protocolo do RG porque é exigido o documento original e cópia. Mas para o seu caso encontrei algumas informações que poderão te ajudar:
      No lugar do RG, também são válidos documentos de identificação funcional emitidos pelas Polícias Federais e Estaduais; documentos de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe; Passaporte.

      Sugiro também que você entre em contato com o Detran pelo Disque Detran.SP:

      O Disque Detran.SP é o novo canal pelo qual o cidadão pode sanar dúvidas sobre os serviços prestados pelo Detran.SP,solicitar informações sobre a emissão de documentos, prazos e taxas obrigatórias, ou ainda fazer elogios, críticas e sugerir melhorias.

      A central telefônica oferece atendimento para todo o Estado de São Paulo.

      Na Capital e nos municípios atendidos pelo DDD 11, o Disque Detran.SP opera exclusivamente pelo telefone 3322-3333.

      Já os condutores que residem nos municípios do interior ou no litoral devem contatar o número 0300-101-3333.

      O horário de atendimento ao cidadão é de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.

      Espero ter ajudado de alguma forma.
      Um abraço!

  16. Egidio disse:

    Mas pq tem que fazer transferência da CNH qd muda de Cidade ou Estado? Afinal ela não é válida em todo Território Nacional?

    • Everton Solon disse:

      Boa pergunta Edigio!

      Para a Divisão de Habilitação do Detran-SP, a importância em manter o endereço atualizado no cadastro do condutor é quanto ao recebimento da notificação de processo de suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

      Conforme determina a Portaria Detran-SP 767, de 13 de abril de 2006, o condutor notificado tem o prazo de 30 dias para apresentação da defesa, a partir do recebimento do aviso. A notificação devolvida por desatualização do endereço será considerada válida para todos os efeitos legais.

      Segundo o delegado da Divisão de Habilitação, Luis Otávio Cavalcanti Soares de Araújo, o endereço que está cadastrado no prontuário do condutor é importante até para o Judiciário que se utiliza dessa informação para eventuais notificações.

  17. adriana disse:

    gostaria de saber qual o prazo para fazre a transferencia e a renovação da carteira
    se puder me informar ficarei grata

    • Everton Solon disse:

      Olá Adriana!
      Hoje, não sei te informar qual é o prazo porque o Detran está fazendo a biometria dos dedos da mão.
      Mas creio que em 1 semana, todo o trâmite é concluído.
      Um abraço.

  18. Danilo disse:

    Boa tarde! Esta taxa de transferencia posso pagar em qualquer agencia de qualquer cidade? ou precisa ser na agencia da cidade que estou transferindo minha CNH? Estou mudando a minha de Santo Andre para Ribeirao Preto, mas trabalho em outra cidade, periodo que os bancos estao abertos.

    • Everton Solon disse:

      Olá Danilo!

      Creio que essa taxa possa ser paga em qualquer agência do Banco Nossa Caixa. Acho que é só informar que você vai pagá-la que eles devem saber.
      Só uma sugestão, antes de pegar a fila para pagá-la, é melhor se informar com um funcionário do banco.
      Aguardo suas notícias e boa sorte!

      Um abraço!

  19. yuriravazani disse:

    Você é O CARA! Valeu!

  20. DAVISON JOAB disse:

    AGRADEÇO PELAS INFORMAÇÕES.

  21. Alan disse:

    oi Everton, cara queria te agradecer por esse post, adiantou muito minha vida, mais eu tenho um outro problema, eu perdi minha CNH, será que altera algo nesse passo a passo?

    • Everton Solon disse:

      Olá Alan!
      Deve mudar pouca coisa no meu passo-a-passo porque tive que entregar a minha habilitação vencida no Detran para aguardar a confecção da nova.
      No seu lugar, iria na clínica credenciada e perguntaria o que é necessário para renovar a habilitação sem ela.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço

  22. Mari disse:

    Everton
    Eu tinha carta de moto e fui adicionar a de carro
    Agora eles me avisaram que tenho que pagar uma taxa de transferencia de cidade, pois minha carta de moto eu tirei em outro municipio, será que esse valor de taxa é também para quem só vai transferir e não renovar?

    • Everton Solon disse:

      Olá Mari!
      O Detran cobra apenas a taxa de transferência de município no valor de R$ 86,38, que é o seu caso.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço

  23. Sandra disse:

    Boa tarde,
    Preciso fazer a transferencia da CNH, como eu faço, começo indo aonde para fazer.Minha carteira do interior de SP e gostaria de transferir para Diadema. Me ajuda por favor

    • Everton Solon disse:

      Sandra, para você que vai morar em Diadema, sugiro procurar orientação no Poupa Tempo ou no Ciretran de Diadema.
      Sei que há um Poupa Tempo no Jardim Mirian, bairro próximo ao Carrefour de Diadema.
      Um abraço!

  24. Luan disse:

    É só ir em qualquer Dentran e pagar a taxa para tranfereência? e as originais e copias de documentos? tipo tenho q tranferir a minha de Jandira para São Paulo precisa de algo em especifico?

    • Everton Solon disse:

      Luan, se nada mudou, não é preciso mais nada além do que está no post.
      Seguindo o passo-a-passo, você vai ver que é mais fácil do que você pensa.
      Um abraço!

  25. Danilo disse:

    valeu everton a informação foi muito ultil…

    grato
    att.Danilo

  26. ROSEMEIRE disse:

    BOA NOITE.

    OBRIGADA PELA DICA….

    Att Ro

  27. moab disse:

    Renovei minha cnh pela segunda vez em 2006,e fiz a prova.Será que tenho que fazer a prova de novo?minha cnh e de 1997.

    • Everton Solon disse:

      Olá Moab!
      Tudo bem?

      Se você já fez as provas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, acho que não será mais necessário fazê-las novamente.
      Eu renovei minha habilitação em 2010 e não precisei fazer nenhuma prova.

      Desculpe a demora para postar a minha reposta.
      Um abraço!

  28. Sylvia disse:

    Obrigada pelas informações , vou renovar e transferir a CNH por conta e estava meio perdida

  29. Rosangela disse:

    Oiii Everton! Bom dia!
    Agradeço a informação e fiquei bem FELIZ!!!

    Bom Ano pra voce e sua família.

  30. Rosangela disse:

    Boa tarde!

    Mas por que vc não teve que fazer a prova e pagar mais essa taxa. Eu tirei minha carta em 07/05/2005 e vai vencer agora em 2010. Será que não preciso fazer a prova? Moro em São Paulo – SP

    Grata

    • Everton Solon disse:

      Boa tarde Rosangela!
      Só deverá fazer a prova quem tirou a habilitação antes de 22/11/1999 e não fez a prova de Direção Defensiva e Primeiros Socorros.
      Pelo que você me disse, sua primeira habilitação foi tirada em 2005, sendo assim, você fica dispensada da prova.
      Um abraço!

  31. Ju disse:

    resolvi fazer a renovação por conta tb, mas que difícil conseguir informações detalhadas!
    valeu pelo relato. Fui ao meu banco hoje tentar pagar a taxa de transferência da CNH e me disseram que eu teria que imprimir um boleto. Isso é verdade? ONDE eu acho esse boleto?
    Então esse valor de R$ 81,28 já inclui renovação E transferência? Mais uma coisa que não sabia! Realmente sai mais em conta fazer sozinho mesmo.

    • Everton Solon disse:

      Oi Juliana! Tudo bem?
      Essa taxa de R$ 81,28 é para renovação e transferência, e tem que ser paga no próprio Banco Nossa Caixa dentro do Detran. Não sei te dizer se o Banco Nossa Caixa emite algum boleto para ser pago em outro banco.